Clientes

Grupo Horizonte: Reconhecimento Nacional

O Grupo Horizonte foi criado em 1995 em uma área pouco desenvolvida no que se refere ao ramo de transportes, a Região Amazônica. Em 2000, se interessou pelo Rodopar® para automatizar e facilitar o controle de seus transportes, que era feito exclusivamente por meio de planilhas. Hoje, são 16 anos de experiência e 17 filiais que abrangem as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

O trabalho do Grupo Horizonte é reconhecido nacionalmente pelo dinamismo e responsabilidade, e a prova de tal reconhecimento vem dos próprios clientes. Neste ano, o Grupo Horizonte recebeu os primeiros lugares no Guia de Excelência em Transportes, o GeTrans, e no Guia de Excelência em Movimentação Interna, o GeMovI, prêmios de reconhecimento da AmBev, a maior cliente da empresa. Além destes, a filial de Recife foi a Campeã Brasileira de Logística, e outras filiais receberam prêmios em diversas categorias. Responsável por quase a totalidade dos processos do Grupo, o Rodopar® faz parte deste sucesso.

 

Customizações

Para o coordenador de TI da transportadora, Edson Soares, o controle dos processos, a interligação entre unidades e a transparência de resultados são os destaques da parceria com a Datapar. Além disso, a facilidade e a comodidade que o sistema proporciona são outros diferenciais: “Os controles e parâmetros são bem definidos e fáceis de definir, e as rotinas são integradas. Um lançamento de informações no sistema sobre os materiais, por exemplo, já gera as contas a pagar, o banco, etc”, afirma Edson.

Outro processo facilitado pela Datapar é o check-list, a lista de inspeção pela qual os caminhões devem passar antes de iniciar o transporte. Antes, a checagem era feita com papel e caneta e posteriormente passada para o computador. Com a ajuda da Datapar, hoje as informações são inseridas diretamente em um Palm Top. “O processo contribuiu com a redução de impressões e, com isso, ajudou a colaborar com o meio ambiente. O Grupo Horizonte precisou, pediu e obteve a resposta da Datapar”, conta o coordenador.

 

Automatização e Crescimento

O Grupo Horizonte também se beneficia da integração entre o Visual Rodopar® e os rastreadores da transportadora. Com dados de longitude e latitude, o sistema registra a posição geográfica de cada local de carga e descarga e de um raio de abrangência. Quando os caminhões entram neste raio, o Rodopar® identifica a data e horário de chegada de cada um deles. Assim, os tempos de carga, descarga e de viagem são registrados automaticamente, sem intervenção de usuários.

O resultado é o crescimento, que pode ser traduzido em números. No início da parceria, o Grupo Horizonte possuía sete caminhões. Hoje, são 800 veículos e 1,5 mil funcionários nas 17 filiais. Segundo Edson, não há motivos para interromper a relação: “Já recebemos outras propostas de sistemas de gestão, mas quando paramos para conhecer percebemos que qualquer um é inferior ao Rodopar®. Com certeza ainda vamos desenvolver muitos projetos juntos”, afirma.